Desenvolvimento

Secretaria defende instalação de free shops nos municípios da fronteira

O presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Frederico Antunes, lembrou que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 32 estão aptos a receber este tipo de empreendimento

Divulgação -

Uma audiência pública na Assembléia Legislativa discutiu, nesta sexta-feira (7), a instalação de free shops em municípios gaúchos na fronteira com o Uruguai. No evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades Gêmeas, a Receita Federal apresentou as últimas regras para instalação dos estabelecimentos, além da lista negativa de produtos que não poderão ser comercializados.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Frederico Antunes, lembrou que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 32 estão aptos a receber este tipo de empreendimento. Ele também ressaltou que o Rio Grande do Sul já tem um decreto que possibilita a instalação dos free shops no estado.

Já a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Sandra Schäfer, afirmou que a instalação das lojas com produtos vendidos com isenção ou redução de impostos concretiza a ideia de integração proposta no Mercosul. "A Secretaria do Desenvolvimento defende a instalação dos free shops e acredita que estes municípios serão completamente diferentes daqui alguns anos", destacou.

A audiência pública teve a presença do superintendente da Receita Federal no RS, Luiz Fernando Lorenzi, do prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa, do presidente da Associação Sul América de Lojas Francas (Asutil), Gustavo Fagundes, e de parlamentares gaúchos, de Rondônia e do Amazonas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais Médicos abrirá inscrições para profissionais formados no exterior Anterior

Mais Médicos abrirá inscrições para profissionais formados no exterior

ProconRS alerta para recall do mês de dezembro Próximo

ProconRS alerta para recall do mês de dezembro

Deixe seu comentário